Veja os 8 maiores templos religiosos do mundo



Hoje mostraremos os maiores templos religiosos do mundo. Muitos são muito lindo e claro, bem grande. Não apenas atrai a atenção de religiosos como também de turistas.

Angkor Wat:
 


Imagine o estádio do Maracanã multiplicado por dez, assim já dá para ter uma base da dimensão deste templo hindu-budista, que se transformou inclusive em Patrimônio Mundial da Unesco. A concepção de sua construção era homenagear o deus hindu Vixnu. Contudo, o Camboja, país que abriga o monumento, passou por momentos religiosos distintos, por isso o lugar sagrado transformou-se em referência também para os budistas. Com 150 quilômetros quadrados, o templo Angkor Wat está localizado no vilarejo de Siem Reap e foi construído no início do século 12. Símbolo de elevação espiritual, as cinco torres representam o sagrado, sendo que a maior delas representa a morada de deuses. Leitor o Angkor Wat é considerado como maior estrutura religiosa já construída.


  • Emanuel-El:
Emanuel-El



Para os judeus, é a sinagoga Emanu-el, em Nova Iorque, o símbolo-monumento maior de sua fé. Erguida em 1929, foi a primeira congregação judaica a se instalar na cidade e ganhou o título de maior do mundo com 3,5 mil metros quadrados.


  •  Basílica de São Pedro:

Basílica de São Pedro


O ícone do catolicismo localizado no Vaticano não poderia ficar de fora da lista. Com 23 mil metros quadrados, a Basílica também entrou na lista de patrimônio da Unesco e recebe fiéis de todas as partes do mundo. Não é para menos, afinal o edifício é o maior e mais importante para os católicos. O nome remonta ao fato de o túmulo de São Pedro estar lá abrigado, mesmo antes de a Basílica se tornar o que é. O projeto arquitetônico atual foi pensado e começou a ser construído no século 16 (embora a data seja divergente, a informação oficial é de que a obra se iniciou em 1506 e foi finalizada em 1626). Grandes nomes do mundo das artes participaram da construção da Basílica, como Michelangelo e Rafael. A Basílica é um dos locais cristãos mais visitados do mundo.

Basílica de São Pedro
Tem capacidade de receber 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o templo com interior mais proeminente do Vaticano, adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos.


  • Masjid Al-Haram:
MASJID AL-Haram


MASJID AL-Haram

Também conhecida como Grande Mesquita é o maior centro de peregrinação em todo o mundo. É para este monumento que os muçulmanos se voltam cinco vezes ao dia, como manda seu livro sagrado. Dois milhões de pessoas podem se reunir de uma vez só no pátio da mesquita de 86 mil metros quadrados.
  

  • Hagia Sophia:
Hagia Sophia


Hagia Sophia

O significado do nome deste monumento é Sagrada Sabedoria e você também pode chamá-la de Basílica de Santa Sofia. Sua construção data de 532 a 537, e foi escolhido pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla.
Na história de Hagia Sophia, que impressiona por seus 10 mil metros quadrados, está sua conversão ao catolicismo na ocasião da Quarta Cruzada. Depois, transformou-se em mesquita para, por fim, ser reaberta como museu em 1935.


  • Sri Ranganathaswamy:

Sri Ranganathaswamy

Sri Ranganathaswamy

Se o Maracanã servir de parâmetro, significa que o monumento em questão é realmente grande. É o caso deste templo indiano, que conta com 631 mil metros quadrados, o correspondente a cinco vezes a área do estádio brasileiro. A cidade de Srirangam recebe milhões de turistas todos os anos, interessados em ver ao vivo o monumento cheio de cores, que data do século 6.


  • Borobudur:
O incrível templo: Borobudur, Indonésia


O templo budista está nas revistas de turismo e no roteiro de muitos exploradores ao redor do mundo. O tamanho, assim como seus concorrentes desta lista, também impressiona: 60 mil metros quadrados instalados na Ilha de Java, Indonésia. Borobudur está para os budistas como a Basílica de São Pedro está para os católicos. Sua construção data do século 8 e, assim como Angkor Wat, inicialmente era reduto Hindu, e anos depois teve sua construção continuada como monumento da religião de Buda. A expansão do islamismo na ilha de Java teria ocasionado um abandono de Borobudur, que acabou “engolido” pela vegetação. Por sorte, exploradores ingleses redescobriram o patrimônio em 1814.


  • E por fim, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida:



O Brasil também está no ranking. Localizada na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, é o segundo maior templo católico do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro. A Basílica nova, como é conhecida, começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, e foi inaugurada em 1980 com a presença do Papa João Paulo ll. Vamos aos números: o templo tem capacidade para abrigar 75 mil pessoas e sua área total é de 23 mil metros quadrados. 

Outra curiosidade é que foram gastos 25 milhões de tijolos.

Gostou? Então que tal comentar e compartilhar? Ficaremos muito gratos. E curta nossa página no Facebook: Aqui nesse link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin